Perda Auditiva
Quais os sintomas da perda auditiva
A maioria dos casos de perda auditiva desenvolve-se gradualmente, uma vez que os sintomas são difíceis de serem identificados. Em primeiro lugar a pessoa tem que admitir que tem perda auditiva, o que normalmente demora um certo tempo até a pessoa aceitar.
- Tem dificuldade em ouvir a campainha e o telefone
- Pede às pessoas para repetirem o que disseram
- Familiares e amigos comentam que você deve ter perda de audição
- Sente que tem de se concentrar muito o que as pessoas falam
- Não ouve o tic-tac do relógio
- Tem dificuldade em comunicar com as pessoas em ambientes mais ruidosos, como por exemplo num autocarro ou num café
- Tem tendência a colocar o som da televisão mais alta
A sua vida social é afetada se sofre de perda auditiva, sabia? Porque tem dificuldades em se comunicar com as pessoas, assim como elas tem dificuldade em se comunicarem consigo.
Estes são alguns dos sintomas que apresentamos quando sofremos de perda auditiva, por isso sempre que haja uma suspeita de perda auditiva, o mais sensato é procurar um profissional de saúde auditiva.
O que fazer para prevenir
A perda Auditiva provocada por ruído pode ser prevenida. Deve-se evitar sons altos (acima dos 85 decibéis), evitar colocar o volume da televisão muito alto, o rádio, ou se estiver em ambientes com muito barulho use proteção auricular.
Se o ouvido tiver cerúmen a bloquear o ouvido, pode prejudicar a audição. Um profissional de saúde fará um tratamento para limpar o ouvido, deve-se consultar sempre um profissional antes de usar qualquer produto para limpar o ouvido, principalmente se houver suspeita de perfuração do tímpano.
A infeção no ouvido médio (otite) é mais comum em crianças, mas os adultos também podem ter. Caso tenha uma infeção no ouvido procure um médico antes que ela piore.
“O ouvido é como uma conta poupança, quanto mais você poupar enquanto jovem, melhor serão as hipóteses de prolongar uma boa audição”.
Depois de 20 ou 30 anos, são colhidos os resultados das extravagâncias que cometemos durante anos.
A presbiacusia (diminuição por envelhecimento) começa a partir dos 50 ou 60 anos de vida. O que o especialista tem vindo a reparar é que com a poluição sonora, as pessoas estão a ter perdas auditivas precocemente, com 30 ou 35 anos. Por isso quanto mais cedo os problemas são descobertos melhor, até porque, neste caso, quanto mais cedo se inicia a reabilitação, mais fácil é a adaptação.
Os problemas auditivos apresentam-se de diversas formas e com as mais variadas formas e origens, então realizar um diagnóstico precoce é muito importante.
Os ruídos muito fortes prejudicam a audição, evita-los ou utilizar proteção adequada permite prevenir a perda auditiva.
- Frequentemente fazer exame e/ou rastreio auditivo.
- Evitar ruídos altos
- Usar proteção adequada
- Tratar o mais cedo possível as infeções nos ouvidos