Rasteio Auditivo

Rastreios auditivos Gratuitos

Os Rastreios Auditivos, testes auditivos, ou ainda rastreios rápidos permitem facilmente perceber se o paciente tem ou não uma perda auditiva.
Na maior parte dos casos facilmente se percebe se o uso de uma prótese auditiva (aparelho auditivo) pode ou não ser a solução, Este serviço e gratuito e visa sensibilizar o púbico em geral para a existência de problemas auditivos

O rastreio auditivo em grande parte das situações permite imediatamente perceber se o paciente tem ou não perda auditiva e se podemos ou não lhe adaptar próteses nos ouvidos afim de lhe permitir uma melhor audição.

Os nossos Audioprotesistas e Audiologistas seguem os seguintes passos no rastreio

Preenchimento de uma ficha de anamnese

Pequeno formulário para uso interno que permite avaliar o paciente, antes de iniciar o exame afim de perceber hábitos, estilos de vida, medicação, etc.

Otoscopia

Consiste num exame visual direto do canal auditivo externo e do tímpano, efetuado com instrumentos específicos. Certificamo-nos assim, por exclusões de parte que poderemos estar perante uma perda neurosensorial ou se estamos perante, por exemplo,  uma simples obstrução do canal (tampão de cerúmen, corpo estranho, inflamações, infeções, etc.). Verificamos também a existência de qualquer outra condição que também requeira a consulta de um médico especialista (otorrinolaringologista), antes de prosseguirmos com os restantes exames ou com o processo de reabilitação.

Audiograma Tonal Simples

O audiograma tonal simples pretende determinar a intensidade mínima audível, ou seja, encontrar o limiar auditivo.

A avaliação dos limiares auditivos é efectuada por via aérea (auscultadores) por via óssea (vibrador ósseo).

No audiograma tonal simples as frequências testadas variam de 125 Hz a 8.000 Hz e, em intensidade, desde -10 dB HL a 120 dB HL.

Com este tipo de exame podemos identificar:

  • Perda auditiva de condução
  • Perda auditiva neuro sensorial
  • Perda auditiva mista
  • Presbiacusia
  • Otosclerose
  • Recrutamento

Audiograma Vocal

É um exame em que o paciente repete uma lista de palavras previamente definidas com intensidade cada vez menor. Trata se de palavras que são por norma mais facilmente confundíveis por quem tem problemas de descriminação, ou seja de compreensão. O típico caso em que o paciente ouve mas não entende, conforme o numero de palavras corretamente repetidas, define-se assim uma curva de inteligibilidade ou discriminação da fala

Permite verificar:

  • Alterações na discriminação
  • Recrutamento
  • Alterações ao nível central