O que fazer para prevenir

O que fazer para prevenir

A perda Auditiva provocada por ruído pode ser prevenida. Deve-se evitar sons altos (acima dos 85 decibéis), evitar colocar o volume da televisão muito alto, o rádio, ou se estiver em ambientes com muito barulho use proteção auricular. 

Se o ouvido tiver um rolhão de cerumen a bloquear o ouvido, pode causar perda, o especialista fará um tratamento para limpar o ouvido, deve-se consultar sempre um especialista antes de usar qualquer produto para limpar o ouvido, principalmente se houver suspeita de perfuração do tímpano.
A infeção no ouvido médio (otite) é mais comum em crianças, mas os adultos também podem ter. Caso tenha uma infeção no ouvido procure um médico antes que ela piore.
“O ouvido é como uma conta poupança, quanto mais você poupar enquanto jovem, melhor serão as hipóteses de prolongar uma boa audição”.
Depois de 20 ou 30 anos, são colhidos os resultados das extravagâncias que cometemos durante anos.
A presbiacusia (diminuição por envelhecimento) começa a partir dos 50 ou 60 anos de vida. O que o especialista tem vindo a reparar é que com a poluição sonora, as pessoas estão a ter perdas auditivas precocemente, com 30 ou 35 anos. Por isso é importante prevenir o problema o mais cedo possível, quanto mais cedo os problemas são descobertos melhor, até porque, neste caso, quanto mais cedo se inicia a reabilitação, mais fácil é a adaptação.
Os problemas auditivos apresentam-se de diversas formas e com as mais variadas formas e origens, então realizar um diagnóstico precoce é muito importante.
Os ruídos muito fortes prejudicam a audição, evita-los ou utilizar preteção adequada permite prevenir a perda auditiva.
 
– Frequentemente fazer exame e/ou rastreio auditivo.
– Evitar ruídos altos
– Usar proteção adequada
– Tratar o mais cedo possível as infeções nos ouvidos